28 setembro 2006

Do Ano Bissexto

Bom, que bissexto traz a idéia de duas vezes sexto muita gente já deve ter percebido, mas que sexto é esse? Eu mesma sempre quis saber e outro dia Paulus Sergius nos contou. Como eu achei o Max-imo (apenas uma homenagem fora de contexto) ter a resposta para essa pergunta, saí falando prumas pessoas. Como elas não tivessem demonstrado grande descaso e, até, interesse, achei que seria bacana da minha parte dividir o conhecimento com quem quisesse. Enfim, vou tentar explicar em poucas palavras.

Os Romanos tinham três dias "nomeados", que eram as Calendas (dia 1), as Nonas (dia 5 - ou7 nos meses de março, maio, julho e outubro) e os Idos (dia 13 - 15 nos já citados meses). Os outros eram contados com base nesses; algo como "x dias antes das/os Calendas/Nonas/Idos de tal mês". Bom, sabendo disso, fica fácil adivinhar que o "sexto" é o sexto dia antes de alguma coisa, mas porquê é justamento o sexto e não o quinto ou sétimo... isso eu não consegui descobrir e, ao que parece, se alguém sabe, guardou pra si!

O importante é que, pra dar conta daqueles minutinhos que vão sobrando, surgiu um segundo sexto dia antes das Calendas de março e, por isso, bissexto. Tá, eu posso não ser a melhor explicadora virtual, mas tentei. Ab imo pectore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário